24.7.06

água

mais um filme a ver. triste, ou mesmo dramática, a estória das viúvas na índia colonial. este filme mostra-nos as estórias de 3 mulheres, representando 3 fases da vida, que foram enviadas para uma casa onde as viúvas Hindus devem viver em penitência.

“The scriptures say that widows have three options. They can be burned with their dead husbands, or lead a life of self-denial, or if the family permits, marry their husband’s younger brother... However... a law was recently passed which favours widow remarriage.”
e tudo pode mudar...


ou assim parece. hoje, haverão ainda mulheres a viver assim? decerto que sim
postado por wandering_dune às 11:17 da tarde

23.7.06

pandemonium

ontem era para ir dormir a uma praia perto de tarragona com uns coleguinhas de turma, mas perdi o comboio! :S

então fui fazer o que já tinha planeado antes e subi até à casa asia para assistir a mais um clássico japonês. desta vez assisti a um pandemónio, onde a violência e a fotografia belíssima se misturam de forma incrível. é um filme de 1971, de Toshio Matsumoto. uma descida aos infernos que vale a pena ver. procurem-no...


Etiquetas:

postado por wandering_dune às 10:40 da tarde

20.7.06

el teu silenci et fa complice

à porta das minhas aulinhas, faz 2 semanas que se manifestam os trabalhadores da braun española.dizem não ao fecho da braun, que vai afectar 3.000 famílias. pedem também que se faça boicote aos produtos do grupo... braun, eukanuba, lacoste, pringles, bold, gillett, head & shoulders, oral-b, ace, pantene, pampers, boss, fairy, ariel, lenor, viakal, vicks, swiffer, tampax, ace, mr. proper, evax, blend a med, duracell, max factor...

e ponho-me a pensar que caminho levamos nós? a deslocalização das fábricas para o Sul, deixando aqui milhares de famílias sem emprego e levando as tecnologias mais antigas - e mesmo obsoletas - para países onde haverá menos legislação ambiental ou de outro género, onde os salários são mais baixos!!

hoje à tarde fui a uma manifestação de apoio ao povo libanês, contra a impunidade do estado de israel, contra a passividade dos nossos governos... contra a estupidez!!

e ponho-me a pensar que caminho levamos nós? a intolerância, o medo do que não conhecemos e portanto não compreendemos, as guerras, a violência, a incompreensão, a ignorância!!
postado por wandering_dune às 9:40 da tarde

19.7.06

we resist






a minimalistic improvisation by:
mazen kerbaj / trumpet
the israeli air force / bombs

recorded by mazen kerbaj on the balcony of his flat in beirut,
on the night of 15th to 16th of july 2006.
© mazen kerbaj 2006

postado por wandering_dune às 10:14 da tarde

17.7.06

"o Hezbollah não representa o Líbano... é 1 partido não 1 país"

É este o nick que aparece no messenger de uma amiga. Parece tão óbvio, não? Tão claro. Pelos vistos não... há quem confunda as duas coisas, ou talvez se faça de parvo e não seja mais do que uma desculpa para os ataques. Ou o mundo anda mesmo baralhado, confundido, cheio de ideias pouco fundamentadas, não sei. Hoje fui ver um documentário no festival de cinema judeu de abrcelona e quando o disse a um amigo respondeu "má altura para cinema judeu... eles estão a fazer um filme fodidíssimo no líbano..." Mas, os judeus não são os israelitas, nem os israelitas são o Estado de Israel, nem o Hezbollah é o Líbano, nem etc. etc. etc...

O filme que fui ver era o 1º de uma trilogia de documentários do realizador israletia Amos Gitai. Nesta série ele segue a história de uma casa de Jerusalém e dos seus habitantes, desde 1980. Ele é israelita, mas parece-me que tenta dar uma visão correcta dos acontecimentos, não como israelita mas sim com pessoa, mostrando os factos, as opiniões de ambos os lados. Não me pareceu faccioso de todo. Amanhã e depois vou ver os outros 2 que faltam e logo verei aonde nos leva a sua história.

Mas entretanto, no Médio Oriente, quem ainda acredita apenas no branco e no negro, que o Hezbollah é o Líbano e que Israel são os israelitas, a estupidez aumenta. E eu tento perceber o que se passa ali, mas a sucessão de idiotices é tanta que me perco no caminho a pensar... porquê?? Não entendo. No Le Monde encontrei esta tentativa de resumo, que enfim... fala por si. Alguém entende isto?? "le parti chiite libanais extrémiste Hezbollah a choisi de défier Israël en enlevant deux de ses soldats dans la région frontalière pour apporter son soutien au parti islamiste palestinien Hamas, lui-même sous les coups de Tsahal à Gaza depuis qu'il a kidnappé le caporal Gilad Shalit, le 25 juin... La crise de Gaza a conduit à celle du Liban, qui, elle-même, n'a été possible que parce que la Syrie et l'Iran ne sont pas opposés au coup de force de leur protégé libanais, le Hezbollah. Tout est lié, et les engrenages les plus dévastateurs sont à craindre." Ufa, recuperemos o fôlego e... alguém entende isto? E digo eu de alguns dos meus profs desta pósgraduação que são muito rebuscados a fazer as ligações entre as grandes multinacionais e a necessidade de invadir o Afeganistão para poder construir o oleoduto do Cáspio, rico em petróleo, até ao Golfo Pérsico pelo que etc. etc. etc.

Mas afinal... tudo está ligado!! É a teoria do caos, o bater de asas de uma simples borboleta no Brasil que poderá provocar um tornado no Texas...

Quem estiver por Barcelona...
CONCENTRACIÓ URGENT PALESTINA
DIJOUS 20 DE JULIOL A LES 8 DE LA TARDA A LA PLAÇA SAN JAUME DE BARCELONA
ATUREM LA MASSACRE CONTRA EL POBLE PALESTÍ I L'INVASIÓ AL LÍBAN!!!
PROU IMPUNITAT DE L'ESTAT D'ISRAEL.
PROU PASSIVITAT DELS NOSTRES GOVERNS.

postado por wandering_dune às 9:13 da tarde

16.7.06

ai que saudades do atlântico!!

hoje o calor não diminui, mas lá consegui enfrentá-lo... não antes das 4 da tarde, atenção!!

e como tenho de ir mudar o carro de sítio de vez em quando, lá apanhei um comboio para Montgat, um pueblo a norte daqui, junto à praia. e já que estava junto à praia, decidi pegar no Adónis (sim, foi este o nome dado ao meu coche) e dar uma voltita em busca de uma praia mais vazia. fui subindo, subindo, mas as praias continuavam cheias e estava a dar-me cá um gozo conduzir sem destino, que só parei em Caldetes, a praia aonde tinha ido no domingo passado. é mais calma e com muitas famílias e pareceu-me mais seguro para poder deixar as tralhas sózinhas na areia enquanto dava uns mergulhos refrescantes! mas este mediterrâneo não refresca muito! está bom para quem gosta de tomar banho em sopa, mas eu cá gosto de sentir a água fria a despertar-me os sentidos.

tencionava ir até à Plaça San Felipe Neri ver um concerto de música judaica, inserido no 8º festival de cinema judeu de barcelona, mas atrasei-me na praia, no trânsito, no comboio que nunca mais chegava e que, quando chegou, vinha cheio de putos italianos bêbados, que quando cheguei a Barcelona já eram 9 da noite e a música era às 8. enfim, não se pode ter tudo! vim então até casa, calmamente, passeando pelas ruas de barcelona, hoje mais vazias por ser domingo... e esta vez sem fazer amigos pelo caminho. e agora esou aqui, sentada à "varanda" para tentar apanhar uma brisa fresca, a ouvir uma musiquinha nice a a beber uma clara enlatada que, enfim, não é tão má como imaginei.


enfim, na verdade tudo isto seria muito melhor se tivesse comigo os amiguinhos que fazem sempre tanta falta! um grande beijo cheio de saudades para tod@s!!
CHUACK!!

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 8:36 da tarde

15.7.06

a anca ancha volta a atacar

Hoje passei um sábado caseirinho, escondida do calor da rua. mas lá para o fim da tarde aventurei-me até à rua e fui ver um belo filme japonês de 1965, à Casa Ásia. Era o Sword of the beast, do Kenji Misum, um filme de samurais... e da luta de classe interna. As lutas de classes são, realmente universais e intemporais!

Acabado o filme, decidi fazer o passeio a pé desde a Diagonal até ao Raval (até rima e tudo). Que coisa impressionante que é ver os turistas todos bem vetidos e perfumados a passearem-se pelo Passeig de Gràcia, que voaram horas, atravessaram o Atlântico até, para vir ao McDonald's, ao Starbucks ou ao Hard Rock Café! Enfim, cada um com a sua, certo.

Já em território mais familiar, e bastante mais simpático, no Raval, a caminho de uma esplanadita para ir ter com uns amigos, cruzei-me com um jovem que olhou para mim com aquele olhar de aprovação que apenas mereço de africanos, os únicos que parecem conhecer as maravilhas das mulheres... gordas, digamo-lo abertamente! E ri-me pensando... mais um a quem agradam as ancas largas. E continuei o meu caminho. Mas entretanto reparei que estava alguém a andar ao meu lado e a falar comigo. Era o dito moço (aqui é complicado usar a palavra moço... os mossos d'esquadra são a polícia municipal do sítio, mas enfim) que tinha dado meia volta e vindo atrás de mim porque TINHA de falar comigo. Que eu era linda e que tinha mesmo de falar comigo e porque não falava eu com ele?! Como estava com pressa e, confesso, sem paciência, fui-lhe respondendo em português que não o percebia e que estava com pressa. Mas ele insistia e começou então a falar-me em inglês. "Why don't you want to talk with me? I really want to talk with you. You really are so beautiful. Why don't you talk with me?" E lá fui respondendo e andando... que realmente não me apetecia falar com ele e que tinha de ir ter com uns amigos. Com estas confusões entretanto perdi-me! :S E ele continuava a insistir, de onde eu era, onde morava, que estava aqui a fazer, quanto tempo cá ía ficar, o que podia fazer para me ajudar a encontrar a tal esplanada, etc. etc.. Sempre muito simpático e educado, atenção! Entretanto encontrei a esplanada e ele parou-me para me dizer que também tinha de ir ter com uns amigos mas que nos podíamos encontrar depois para beber um copo. E dizia "Why can't I want to talk with you?" e eu respondia "Why do I have to want to talk with you?" Que conversa de tontos. Então lá me disse que queria dar-me o número dele para que eu lhe ligasse quando tivesse tempo. E eu lá apontei o número... tenho-o aqui comigo e pergunto-me... porque é que tenho a certeza que não lhe vou ligar?? Porque não quero falar com ele? Porque me acontece sempre isto? Porque nunca quero falar com "eles"? Quando não me ligam nenhuma é porque são uns totós idiotas que nem me vêm porque sou gorda, mas quando me vêm, quando me ligam... sou eu que não quero. No fundo, pensando bem, talvez seja pelo mesmo motivo. Uns nem me vêm porque sou maior que o instituído como o padrão do bonito... outros só me vêm porque associam as mulheres grandes à beleza, a fertilidade, sei lá. No fundo... é sempre uma questão estética, não? Nunca se vai mais profundo. Mas por outro lado... o que está por fora, à vista, é sempre a 1ª coisa que se vê e temos sempre de começar por algum lado... ai, ai. Tanta complicação para quê? Por que raio complico sempre tanto as coisas? De que tenho medo afinal?

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 10:46 da tarde

13.7.06

guerra ao "terrorismo"

Sob a bandeira da guerra contra o terrorismo, do direito à defesa dos ataques ou possíveis avances dos "maus" do mundo, ideias encabeçadas pela administração Bush-filho, na linha de pensamento que deu à luz as teorias do eixo do mal, do estás comigo ou contra mim, israel ataca o líbano.

Pode ler-se na CNN on line que "Israel Defense Forces said the Haifa rockets came from Lebanon and blamed the strike on Hezbollah, whose guerrillas triggered the violence when they attacked inside Israel on Wednesday, killing eight Israeli soldiers and capturing two more" pelo que, obviamente, "Earlier Thursday Israel's warplanes bombed Beirut's international airport for the first time and its navy began a blockade of Lebanon's ports. Hundreds of targets from the border north to the capital were attacked"! mas obviamente porquê?? acho que me devem faltar elementos, porque na verdade, não vejo nada de óbvio aqui.

Segundo a Aljazeera.net [Quatar], "Israel first struck the capital's airport early in the morning and began enforcing a naval blockade, expanding reprisals since Hizbollah captured two Israeli soldiers a day earlier. Police said 52 Lebanese civilians, including 15 children, were killed in attacks on Hezbollah targets in Beirut's southern suburbs and across southern Lebanon".

De acordo com o Granma International [Cuba], "
Israeli military forces have penetrated into southern Lebanon, while their U.S.-manufactured hunters attacked some 20 civilian locations and installations under the pretext of punishing those responsible for the death of eight of their soldiers and rescuing a further two from Hizbollah guerrillas".

Daqui resultou, segundo o Público [Portugal], em que "
O movimento xiita libanês Hezbollah respondeu com dezenas de tiros de rockets Katiucha em direcção ao norte de Israel. Pelo menos uma mulher morreu na localidade de Nahariya e 14 pessoas ficaram feridas". E no Granma pode ler-se que "A possible extension of the crisis was announced by Israeli Premier Ehud Olmert, who announced that the army is also to attack Syria, whose government it is accusing of supporting the Muslim grouping".

E assim se vai, de "óbvio" em "óbvio"... aumentanto a violência, a morte, a intolerância!

Como reacções aos ataques, não me admiro nada, embora ainda me choque, ao ler esta pequena maravilha da estupidez "
O Presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou hoje, em Stralsund, na Alemanha, que é preciso "encorajar a paz" no Médio Oriente, condenando "os terroristas que querem impedir o avanço da paz" na região. Bush, que falava numa conferência de imprensa ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, referiu que "Israel tem o direito de se defender"... mas... "Secondly, whatever Israel does should not weaken the ... government in Lebanon".
"France and Russia condemned the fighting on both sides, but Mr Bush promised to work with Israel and other "agents of peace" against Hizbullah. "My attitude is this - there are a group of terrorists who want to stop the advance of peace," he said. "Those of us who are peace-loving must work together to help the agents of peace."", The Guardian [UK]. Já o "representante especial da ONU no Líbano, Gier Pedersen, afirmou hoje que a organização está "bastante inquieta" com "os ataques e a escalada" da violência no território libanês, apelando ao fim das hostilidades". Inquieta?? Que brandos... "No mesmo comunicado, Padersen frisa que "as Nações Unidas condenam essas violações" e "o facto de que civis sejam vítimas desses actos", apelando, assim, a que "todas as partes respeitem as suas obrigações quanto às leis humanitárias internacionais" e à "cessação imediata das hostilidades para alcançar uma solução pacífica para esta crise"

mas para onde vamos assim??

... meanwhile, an Israeli aircraft attacked the Palestinian Foreign Ministry in Gaza city in the early hours of this Thursday...
postado por wandering_dune às 9:40 da tarde

sola...

e pronto, por cá fiquei sózinha. a amiga que me trouxe até este postgrado, me acompanhou até agora e mostrou mais um pouco de Barcelona, voltou para portugal. agora estou entregue a mim mesma.
com o calor que faz por aqui (cada dia parece mais quente), temo que a inércia vença a vontade de ir para a rua, ver e fazer coisas. espero que não. há tanto que fazer por aqui! a ver vamos.

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 7:21 da tarde

10.7.06

Ontem fui à praia!

Acordámos cedito, saímos pelo Raval, passámos as Ramblas e fomos até à Praça da Catalunha para apanhar o comboio. Depois de algumas conversações lá nos decidimos pela praia de Caldetas (que afinal se chama Caldes d'Estrucs), que fica depois de Mataró. Lá apanhámos o comboio, que vai ao longo da costa, passando por bairros complicados, zonas industriais totalmente arrasadas, onde brevemente nascerão condomínios fechados e apartamentos de lucho luxo e praias, muitas praias. A linha passa tão próximo da costa que por vezes das janelas apenas se vê o mar e até parece que se vai num barco.

Chegadas a Caldetas, uma das companheiras de passeio disse que haveria uma praia de nudistas e pensámos que sempre estaria mais vazia que as outras que fomos vendo pelo comboio e lá fomos nós. Mas nem podia acreditar!! Aqui uma praia de nudistas é algo um pouco surreal. É uma zona da praia "central", com estacionamento e sinalização oficial. Mas o mais curioso era que esta zona estava, ao contrário do que pensávamos, muito mais cheia que a zona não nudista!! Incrível!

Lá fomos procurando um espacinho para as 4 e acabámos por nos deitar bem juntinho à água, para ao menos vermos o mar e não os rabos e as mamas e as pilas e os mais variados tipos de penteados púbicos que por ali se passeavam alegremente! Não que me incomode que estejam nus, mas sim que estejam todos uns em cima dos outros! Praias apinhadas... uufff!! Que horror!

Como o calor apertava muito, fomos fazer um belo almocinho prolongado e depois voltámos para a praia, desta vez para a de não nudistas, onde já se tinha uma área livre um bocadinho maior.

E depois de volta a Barcelona e uma ida ao cinema, a ver o AzulOscuroCasiNegro do Daniel Sánchez Arévalo. Engraçado.

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 12:55 da tarde

9.7.06

guerilha de comunicação

ontem continuou (e, infelizmente, acabou) o Influencers e desta vez tive o prazer de ver não só o óptimo documentário Oscar, de Sergio Morkin, sobre o personagem que é Oscar Brahim, um taxista de buenos aires que faz a sua guerilha em cartazes publicitários, como pude ouvi-lo a contar as suas estórias, com o seu estilo muy tranqui e um humor fantástico.

vale a pena procurar
postado por wandering_dune às 8:00 da tarde

7.7.06

barcelona

E eu cá estou, no meu pequeno piso de barcelona. Bem, meu apenas por um mês, mas não menos "meu" por isso. Afinal poderemos chamar de nosso o local onde nos sentimos em casa, não? E já quase me sinto em casa aqui.

São quase 11 da noite e o calor ainda aperta. Da janela chegam-me os ruídos da rua, as crianças que ainda brincam lá fora e na televisão passa um filme indiano que andava para ver à muito e que se enquadra tão bem na vizinhança, neste Raval tão heterogéneo.

Acabei de chegar do CCCB, onde fui ver uma óptima exposição sobre Chernobyl, o acidente, a limpeza, as consequências. Muito boa, muito bem enquadrada. Muito triste também.

Depois fiquei por lá, pelo CCCB, a assistir à sessão de hoje do The Influencers, festival de acção mediática e entertenimento radical. Outra maneira de olhar a arte... e a novas formas de intervenção.

Um dos convidados de hoje era a Molleindustria, de Itália, um grupo que se dedica aos videojogos de uma forma um pouco... diferente. E fazem uns jogos bastante interessantes, como este http://www.mcvideogame.com/.

Divirtam-se!!


Etiquetas:

postado por wandering_dune às 9:42 da tarde

6.7.06

as anedotas do sistema

"Hay accidentes, hay errores y hay que indemnizar en la medida de lo posible. O sea, si contaminamos un río, el derrame esta hecho. No nos pueden pedir que hagamos un río nuevo. Hay que limpiarlo como el Prestige, donde al final se logró limpiar todo el petroleo."

Nuria Henche, Jefa de Relaciones Sectoriales de REPSOL, YPF. 23 Febrero 2006. Jornadas "Bolivia: la refundacion de un país", Barcelona.



... pergunto-me, será que esta gente realmente acredita no que diz???
postado por wandering_dune às 7:31 da tarde

4.7.06

ligando-me em barcelona

já cheguei a barcelona há uns dias, mas o calor, as aulas que entretanto começaram e os passeios não me têm deixado com tempo/cabeça para escrever. quanto a net, bem... emprestaram-me uma placa wireless e ando por aqui em busca de ligações livres. ao princípio só apanhava a "pequena fonte de rede intergaláctica" na cozinha, o que era bastante incómodo, especialmente quando se cozinhava mesmo ao lado. mas entretanto já descobri outras ligações e agora já estou "ligada" desde aqui da sala mesmo (como se fossem longe uma da outra... neste pikeno piso no coração do raval). a ver se deixo notícias mais vezes.

até lá... divirtam-se!!

net na cozinha

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 10:41 da tarde

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar