1.10.11

pensei que fosse sonho, mas acordei realmente com o chamamento para a oração da madrugada, ainda não eram 6 horas. há uma mesquita mesmo aqui ao lado de casa e o muezzin lá faz a adhan 5 vezes por dia. gosto imenso de ouvir, mas de madrugada?? felizmente voltei a adormecer...


 
começámos o dia com uma subida até à Istiklal para um pequeno almoço. descemos calmamente até à ponte Galata e fomos logo atacar uma bela sandes de peixe, pescado, grelhado e vendido directamente do barco, mais uma vez ao som da adhan.  espreitámos a mesquita nova, ainda durante a oração, com as mulheres atrás de biombos e turistas a encher a parte traseira. 

 




depois de um café turco numa esplanada por trás da mesquita, fomos embrenhar-nos no Spice Bazaar. má ideia começar por aqui o ataque às bancas e lojas e lojecas. primeiro contacto, muita sede de compras, o melhor é começar pelas ruinhas à volta, um pouco mais autênticas talvez e mais baratas, concerteza. mas, nós começámos assim, à turista mesmo!




já com menos liras no bolso, subimos até à mesquita de Süleymaniye, que encontrámos fechada - "closed for 60 minutes" dizia o cartaz à porta. quando começaram os 60 minutos, ninguém sabe, mas fomos beber um sumo no jardim para fazer tempo. o interior é impressionante, como sempre, e mais uma vez aos turistas é pedido que não avancem para lá de um baixo gradeamento. 


vista a mesquita, vamos procurar outra, mais pequena, que fica perdida numa ruela perto do bazar das especiarias. não sei como, entramos exactamente na rua que procurava e por acaso reparo na pequena placa que diz rüstempasa camii, a mesquita que procuro. a medo, subimos umas escadas meio escuras, que vão dar a um mimoso pátio interior e à mesquita, um charme! 







de volta à pequena rua, descobrimos ser exactamente a que a minha irmã  tinha lido algures como sendo a melhor para compras de especiarias e afins, fora do mercado. mais um ataque às bancas e, de sacos cheios, começamos a subida para casa, descarregar. 

sem pensar que é sábado à noite, fomos até às ruas super movimentadas em volta da Istiklal, comer uns mezze num terraço sem vista, a contragosto do empregado que achou que 3 entradas frias e 1 quente não é refeição decente. para nós chegou e sobrou!






Istambul, 21:23

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 7:23 da tarde

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar