3.10.11

hoje é dia de aniversário!

o meu pai faz anos e decidimos fazer um dia surpresa!

vamos tomar o pequeno almoço à Istiklal e metemo-nos num tram, que nos deixa mesmo à porta do Çemberlitaş Hamamı, onde vamos para um banho e massagem com óleos.

separados à porta, não sei como foi o banho de aniversariante, mas para as meninas a coisa passa-se mais ou menos assim:
levaram-nos aos vestiários, onde nos deram umas cuecas e uma toalha para usar no banho turco e mandaram-nos despir. já equipadas com o material fornecido, descemos até ao haman, que consiste basicamente numa sala redonda de mármore, quente e húmida, com uma plataforma elevada ao centro, onde nos deitamos, várias tinas com torneiras de água quente e fria ao longo das paredes e um tecto abobado com pequenas aberturas por onde entra a luz, parecendo um céu estrelado.

mandam-nos deitar na plataforma, onde já estão outra mulheres, e relaxar, custa a respirar ao início, mas deitada e relaxada a coisa começa a saber bem. por ali em volta, 3 mulheres vão dando banhos. uma delas chama-me "lady!" e vou até ao pé dela. manda-me deitar sobre a toalha, de barriga para baixo, e começa por me esfregar com uma luva áspera, para tirar a pele morta. primeiro de costas, depois de frente e finalmente os braços e pescoço. molha-me com água que vai buscar a uma das tinas que há por ali e manda-me deitar outra vez. e começa a ensaboadela. esfrega-me o corpo com um sabão que faz imensa espuma, agora com um pano suave, massajando ligeiramente e vai-me perguntando "good? feels nice?" e não é que sabe mesmo bem? depois de totalmente ensaboada, despeja-me novamente água quente por cima e leva-me para perto de uma tina, onde me lava o cabelo. "finish!" é hora de ir até ao tanque de água quente. há dois, um com jactos de água e outro sem. fico-me por ali até a minha mãe e irmã chegarem. está muito calor para ficar muito tempo e vamos até à massagem com óleo, que é mais dolorosa e terapêutica do que relaxante. mas sabe mesmo bem.

banhinho tomado, segue-se a segunda etapa. almoço no Asitane, um restaurante de cozinha otomana, muito muito agradável, perto da Kariye Müzesi, a impressionante igreja que visitámos depois, com os seus frescos e mosaicos incríveis.

daqui fizemos um caminho muito pouco aconselhável (os mapas enganam e o que parecia ser um caminho simpático acabou por ser uma caminhada por zonas muito pouco interessantes) até Eyüp, com o propósito de apanhar o teleférico até ao panorâmico café Pierre Loti, onde tomámos um chá com uma bela vista do corno de ouro.

depois descemos pelas alamedas do cemitério que tínhamos "sobrevoado" som o teleférico e passeámos um pouco pela zona de Eyüp, bastante importante para os muçulmanos turcos. comemos por ali, num restaurante com vista para a mesquita, que ainda fui espreitar durante a oração da noite e me aventurei na zona das mulheres, que aqui ficava dividida em duas zonas - uma sala pequena ao lado da área principal e no piso superior, também com uma sala lateral e com um balcão sobre a área principal. foi bastante interessante.

cansados de tanto andar e tanto ver, voltámos para casa de táxi, para um sono bem merecido!
Istambul, 23:34
 


postado por wandering_dune às 9:34 da tarde

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar