2.10.11

Sultanahmet

começámos o dia com mais uma caminhada (com este andamento, até ao fim da viagem ainda fazemos 100 km a pé) até ao palácio Topkapı. gente e mais gente por todo o lado, saltamos a exposição do tesouro e vamos mas é para o Harem, hehehe. Interessante, mas nada do que esperava, não sei bem porquê. Deve ser de ler as estórias da Sheherazade ;)

como as visitas abrem o apetite (e sim, a família Pimpão gosta de férias gastronómicas... às vezes parece que só andamos a fazer tempo entre o pequeno aloço, o almoço, o lanche o o jantar - e de mim falo!), fomos até à simpática Caferağa Medresesi, agora uma associação cultural, comer um delicioso almoço, num calmo pátio interior. a moussaka de beringela estava um mimo!

daqui, descemos às profundezas da Yerebatan Sarayı, ou Basílica Cisterna, uma linda e impressionante obra de engenharia do século sexto! uma floresta de colunas mergulhadas em água, onde nadam umas carpas enormes, de feitio meio arredondado, tudo iluminado com luzes vermelhas, dá a esta autêntica catedral um ar etéreo. uma coluna com olhos que parecem chorar e as duas cabeças da medusa, uma de pernas para o ar e outra de lado, que forma a base das duas colunas mais interiores, completam o cenário. apesar de caro, tomei um café na "esplanada" que há lá em baixo, só pelo estranho da coisa.

já na rua, descobrimos que a Ayasofya acabou de fechar! passeamos ali um pouco pelo jardim que vai dar à mesquita azul (Mavi Cami), que vamos visitar de seguida...


Istambul. 23:04
postado por wandering_dune às 9:04 da tarde

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar