marzamemi
marzamemi foi uma bela surpresa! o dia estava dedicado a passeios mais curtos e calmos a sul de Noto e e marzamemi fazia parte do itinerário. quando se chega não se adivinha o que se vai encontrar. parece uma normal estância balnear, com apartamentos junto à praia. felizmente a fome fez-nos parar aqui para comer e ao procurar lugar para estacionar fomos dar mesmo ao centro piscatório da vila. um simpático porto e pequeno bairro de casas térreas à beira mar. uma delícia.
fomos passeando e encontrámos uma simpática e ampla praça com algumas esplanadas. o sol estava demasiado forte e o restaurante ainda não tinha guarda-sóis e decidimos sentar-nos no interior. a taverna la cialoma foi um verdadeiro achado. a localização óptima, a comida uma delícia, o serviço fantástico. comi uma maravilhosa pasta (de nome estranho) com nero di sepia (pois, outra vez, mas adoro) e os meus pais ovas de pescada ao limão com óptimo aspecto para entrada e uma grelhada de peixe com um aspecto fresquíssimo, branquinho branquinho. e para finalizar, como não podia deixar de ser, uns belos canolli, desta vez com amêndoa ralada por cima.
bem almoçados, demos um pequeno passeio pela zona do porto, de águas límpidas, com uma casa vermelha numa ilha no meio da baía, e seguimos para sul, até portopalo, uma decepção. tinha ouvido falar bastante do seu mercado do peixe, mas estava fechado, e os únicos edifícios interessantes - uma antiga fábrica abandonada e um palacete ao género do palácio da pena - eram, obviamente, privados com acesso vedado e o outro ponto de interesse era uma ilha, aonde não podémos ir.
Etiquetas: viagens