28.4.08

Scicli e Ragusa

hoje planeámos ir explorar mais 2 cidades barrocas, construídas em encostas - Scicli e Ragusa.

o caminho para Scicli levou-nos por belos campos verdes, entre um mar azul, montanhas e vales. a cidade é completamente encavalitada nas encostas de morros, com imponentes igrejas e mosteiros construídos no cimo, mesmo rente às falésias. nas encostas, as ruelas, escadarias, becos e pequenos pátios formam um autêntico labirinto.

faltou-nos a coragem e a força para subir as encostas para visitar as igrejas no cimo e seguimos então para Ragusa.

Ragusa é na verdade duas cidades bem distintas - Ragusa Ibla e Ragusa Superiore - juntas numa só, separadas por um profundo vale, ligadas por ruas serpenteantes e algumas pontes.

Ragusa Ibla, na parte baixa, é a mais antiga, reconstruída depois do terramoto de 1693 que destruiu grande parte do sudeste siciliano. começámos por aqui.

apesar de ser considerada a zona baixa, Ibla fica num alto. ou melhor, cobre uma colina e tivemos de subir bastante. como já nos começávamos a habituar, as ruelas, casas, igrejas e palazzos encavalitam-se encosta acima e abaixo. no centro a piazza del duomo (basílica di San Giorgio), imponente e fechada (à segunda feira até as igrejas fecham).

mas a fome era muito e só conseguíamos pensar em comer. encontrámos um restaurante com bom ar e entrámos. a comida era bastante boa e descobri nas paredes vários cartazes de um festival de artistas de rua, o Ibla Buskers, que decorre provavelmente todas as 2as semanas de Outubro. deve ser interessante.

depois de comer demos umas voltas, procurámos o turismo e chegámos a um jardim mesmo na falésia, com um mosteiro e uma igreja. mas o turismo estava fechado.... afinal é segunda feira, que estávamos à espera?

continuámos o passeio e parámos numa esplanada frente ao duomo para descansar e provar uns deliciosos canolli, que tinham chocolate no interior dos canudos de massa. na mesa ao lado reparei que um miúdo estava a comer uma arancini, de que já tinha ouvido falar mas ainda não tinha comido. são uns croquetes de risotto recheados com carne e queijo. comprei 3 para levar para comermos ao nosso jantar. é bastante agradável. a minha mãe gostou tanto dos canolli que levou também 3 para mais tarde.

fomos então tentar chegar a Ragusa Superiore, de carro que o cansaço já era bastante e tinha de se subir imenso! não foi fácil, mas lá chegámos. a diferença é abismal. esta parte da cidade foi construída em rede, com todas as ruas paralelas ou perpendiculares umas às outras. chegámos à praça da catedral, sem saber como, e saímos para andar um pouco. vimos alguns edifícios estilo estado novo, mas não nos apeteceu explorar muito mais e voltámos para casa.


Etiquetas:

postado por wandering_dune às 8:37 da tarde

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar