31.8.06

gentes da minha terra

por esse portugal fora, vi tanta gente linda...



Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 11:45 da manhã

22.8.06

ai alentejo, alentejo!!

Este fim de semana rumei ao sul. E que bem que fiz!!

Na 6ª já jantei a Lisboa e ainda consegui arrastar-me até ao King para ver o Sonhar com Xangai, um filme sobre adolescentes da china nos anos 80. Muito engraçado, a fazer lembrar os filmes de adolescentes na Europa ou nos EUA, mas nos anos 50.

O sábado foi um dia muito calminho, com uns passeios pela Graça e pelo Castelo e a terminar com um belo jantar entre amigos no Buenos Aires. Que maravilha!! Chegadas a casa ainda nos aventurámos a ver o Bubble, o último do Soderbergh, que não estreou em Portugal. Gostei muito, mas tive de acabar de o ver na manhã seguinte, hehe.

E domingo fui ainda mais para o Sul. Com o objectivo de ir conhecer o monte alentejano que uns amigos andam a reconstruír (eles mesmo, como verdadeiros trolhas), fui até ao Alentejo. Depois de uma pequena bucha na Zambujeira, fomos ter com outros amigos à praia da Amália! Ah fadista!! Esta sim, sabia escolher as praias. Que maravilha!! Um acesso muito pitoresco, por um caminho entre árvores ao longo de um ribeiro que termina em cascata na praia de falésias lindíssima! Maré baixa, as rochas à vista, estrelas do mar, anémonas, uma maravilha!

praia da amália
Depois lá fomos os 5 até ao monte. No meio de nada, logo depois de Relíquias, 3 casinhas baixas, meio em ruínas. Uma delas, que foi em tempos a venda do lugar, e que é onde fica a malta, ainda conserva o balcão da tasca. Muito engraçada! E como ainda não há electricidade, está-se à luz das velas e candeeiros a petróleo, ou então liga-se o gerador, mas pouco tempo que faz muito barulho. E como a casa de banho ainda não está pronta... há um chuveiro improvisado. Lá fora, debaixo de uma bela árvore, enche-se o balde/chuveiro com águinha bem temperada e depois disfruta-se de um belo duche sob o céu incrívelmente estrelado! AAaaaaaahhhhhhh, que maravilha!!
E 2ª acordar de madrugada, com o Joaquim, pedreiro faz tudo, e com o Simão, canalizador do amor, a chegar para o cafézito antes do longo dia de trabalho, e o regresso a Lisboa.
Foi um belo passeio. Amigos, praias fantásticas, montes alentejanos, duches sob as estrelas... e eu no meu carrito, descalça, de janelas abertas para deixar entrar o vento e as estradas secundárias, por esse montado alentejano tão bonito... e aquele odor a verão que me leva sempre às dunas da praia de Quiaios, quando para lá ía apanhar camarinhas em miúda!
Mesmo como eu gosto!!

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 10:31 da manhã

16.8.06

afinal por cá...

as coincidências continuam! e como eu gosto de coincidências!! :D pouco depois do início do infeliz e totalmente desproporcionado conflito israel-hezbolah (líbano) descobri o blog de um artista resistente libanês, o mazen kerbaj, que já mencionei aqui. mostrei-o a algumas pessoas que, como eu, ficaram extremamente tocadas com a sua mensagem e, consequentemente, com a situação no líbano. uma dessas amigas decidiu usar o seu trabalho numa tentativa de não ficar em silêncio neste país, que parece sempre tão passivo em relação a tudo o que se passa à sua volta. juntei-me a ela e preparámos alguns cartazes com imagens do mazen para colarmos por aí, ela em lisboa e eu em aveiro. como o meu orçamento é demasiado reduzido, comecei a fazer umas pequenas impressões que pensava espalhar por aí esta semana.

não é senão quando descubro que o mesmo artista inspirou outros, aqui em Aveiro. uma exposição de trabalhos do mazen está no mercado negro. vale mesmo a pena ver, reflectir, pensar e passar palavra.

curiosamente, a imagem utilizada no cartaz de divulgação é a mesma que usei aqui para divulgar este blog. curiosamente também, há dias falava com amigos e dizia que não sabia bem que poderia fazer sobre tanta coisa que se passa neste mundo e que me incomoda, mas que uma frase que li num cartaz numa das manifestações de repudio aos ataques a civis, feitos pelo exército israelita... "el teu silenci et fa complice", me tocou e me fez pensar que, pelo menos, temos de falar. falar com a família, com os amigos, com as paredes, para o ar, mas que não poderíamos era ficar calados. e no texto de apresentação da exposição surge esta frase "Falemos com a família, com os amigos, com desconhecidos, com as paredes… Queremos falar para nos podermos ajudar uns aos outros a agir. A resistir. Como podemos e sabemos."

o mundo é tão pequeno... e mesmo quando pensamos que mais ninguém partilha o que sentimos, as nossas dúvidas, os nossos medos, as nossas angústias, encontramos gente, algures no mundo, que sente o mesmo. e às vezes estão mesmo aqui ao lado.
postado por wandering_dune às 10:16 da manhã

10.8.06

entretanto por cá...

... o Governo português autorizou um avião israelita a aterrar na Base das Lajes, nos Açores.

"A explicação (do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros) é que Israel solicitou a aterragem e, depois de ouvido o embaixador israelita em Lisboa, a aterragem foi autorizada por se tratar de material bélico não ofensivo."
Pergunto-me que raio será material bélico não ofensivo?! Parece-me que são coisas que não ligam, mas enfim.
Ah, pronto, ok! Assim ficamos bem mais descansados!! o.O
postado por wandering_dune às 12:02 da tarde

8.8.06

custa-me adormecer...

... sinto falta dos sons do raval


vizinhança

desde la habitacion , originally uploaded by wandering_dune.

postado por wandering_dune às 4:43 da tarde

6.8.06

inda ontem tava lá e agora já tou cá

pois, acabou-se! como tudo o que é bom, teve um fim. mas ficaram muitas coisas, que trouxe comigo e que fazem já parte de mim. foi bom!
ontem para a despedida, depois de finalmente ter conhecido a minha senhoria e termos ido almoçar a uma esplanada muito simpática ali na Boqueria, dei um último saltinho à praia, para dizer adeus ao mediterrâneo. mas só tive mesmo tempo para um último mergulho, num mar desta vez mais vivo, com ondas e correntes. foi o tempo de começar a juntarem-se umas lindas nuvens negras, a trovejar e... começar a chover. mas chover a sério! com granizo e tudo. que sensação incrível! calor, praia, mar, relâmpagos e chuva forte e fria... com gelo!


e pronto... depois foi carregar o carro, a última voltita pelo Raval e a viagem... a interminável viagem de regresso, que durou toda a noite. e hoje estive por aqui, pela quinta do panasco, a recarregar forças para o regresso ao trabalho na 3ª feira. amanhã já estarei por Aveiro e ... a vida continua! a ver para onde me levará agora........

postado por wandering_dune às 11:25 da tarde

CARTAS AL DIRECTOR (El País)

El holocausto continúa
José Saramago (premio Nobel de Literatura)
EL PAÍS - Opinión - 31-07-2006


"Era mi intención escribir un artículo sobre la situación de Oriente Próximo y enviarlo al periódico que dirige y del que soy atento y persistente lector. Tenía ya el título preparado para encabezar la página cuando me di cuenta de que el tal artículo sería inútil por redundancia, ya que en el título estaba contenido todo lo que quería decir.
Juzgue, señor director, por sí mismo:

"Mientras haya un palestino vivo, el holocausto continúa".

¿Qué le parece? ¿Me permite rogarle la publicación de esta brevísima carta en la sección respectiva? Le quedaría eternamente agradecido."
postado por wandering_dune às 10:07 da manhã

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar