8.8.05

raízes

não fui ao trebilhadouro nem ao andanças, mas este fim de semana fui até à terra da minha mãe, peraboa, que fica na cova da beira e tive mais umas lições de tradicionalidade!
depois de ter já aprendido a fazer os bolos da páscoa (bornates, biscoitos, esquecidos e borrachos) e morcelas, desta vez vieram amigos de penacova ensinar-nos a fazer uma maravilhosa broa de milho!

depois de moído o grão de milho e trigo no mini-moinho, de preparado o fermento e fervida alguma água, estávamos prontos para começar.
numa gamela de madeira, juntam-se 2 medidas de milho e 1 de trigo e um pouco de água quente. começa-se então a apinhoar a massa, à medida que se junta água morna. não esquecer a pitada de sal grosso, neste caso, sal de aveiro. depois junta-se o fermento e amassa-se. a partir daqui a água a juntar é mais fria, para não matar os enzimas do fermento. depois de uma hora a trabalhar os braços, a massa está pronta a levedar. faz-se a cruz de acrescento, tapa-se a gamela com um lençol branco e espera-se que cresça.

enquanto a massa leveda, vai-se aprontando o forno. há que tirar as brasas e verificar a temperatura, atirando farinha lá para dentro - se queimar logo é porque está muito quente.
com a massa lêveda e o forno à temperatura certa, é tempo de tender. numa malga de barro vermelho não vidrado, coloca-se um pouco de farinha para arear e uma bola de massa. tende-se a broa dando voltas à massa fazendo-a saltar da malga. coloca-se então a broa na pá de padeiro e enforna-se. para as bolas, estende-se um pouco de massa sobre a pá, previamente polvilhada de farinha, e coloca-se carne ou sardinha. cobre-se com mais massa e enforna-se.
já com as broas e bolas enfornadas, não resta mais nada senão esperar. mas... a espera vale a pena! as broas ficaram lindas e boas e as bolas... ai ai!
bom apetite!!

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 1:48 da tarde

Anonymous Anónimo disse...

quero aprender a fazer broaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. buahhhhhhhhhhhhhh
e ter um forno de lenha, já agora ehehhehehhe

8/08/2005 10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ai que maravilha!
eu por mim era já!
com umas sardinhitas lá do portimon...hum hum...
mas não queria cá essa angeolítica! tem fala de parola!

Pimps faz broa pa mim!!!!

8/23/2005 3:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar