memórias de palolem
mesmo com a bicharada toda que ataca, especialmente à noite, palolem foi sem dúvida o meu local favorito em goa. trata-se de uma prainha numa baía rodeada de palmeiras, onde desemboca um rio que vem lá do meio de uma mancha verdejante. na altura em que estive em goa tinha já acabado a época de turistas (felizmente), as monções aproximavam-se e os indianos andavam de férias. uns dias antes de ir até palolem, houve uma ameaça de furacão e as praias tinham sido evacuadas e já não havia barracas nas árvores para alugar.
em passeio pela praia, vimos os homens a puxar o pescado para o areal, à maneira portuguesa (arte xávega), de onde as mulheres com cestas vinham recolher o peixe comestível e os corvos negros tentavam apanhar também algum.
à noite jantámos num pequeno restaurante e, apesar de eu ter insistido que não queria picante, serviram-me o prato mais picante que já provei atá hoje!! comeu-o a xana, que estava já mais habituada e eu lá me rendi ao já habitual fried rice, mais seguro.
lá consegui superar o medo da bicharada e dormi relativamente bem. no dia seguinte, palolem estava repleto de famílias locais, que aproveitavam a única folga da semana, o domingo à tarde. uma dessas famílias acampou literalmente no nosso pequeno alpendre e aí almoçaram, conversaram e dormiram uma merecida sesta. os aromas do caril e os sons das brincadeiras das crianças compensaram o facto de termos de pedir licença para entrar no nosso humilde quartinho!
que belo fim de semana!!
Etiquetas: viagens
Enviar um comentário
<< Home