4.8.05

memórias de palolem

estava eu aqui a adicionar umas fotos de goa no flickr, enquanto sufoco com o calor e com o fumo que anda no ar, quando de repente me deu uma vontade de dar um mergulho nas águas calmas da praia de palolem.

mesmo com a bicharada toda que ataca, especialmente à noite, palolem foi sem dúvida o meu local favorito em goa. trata-se de uma prainha numa baía rodeada de palmeiras, onde desemboca um rio que vem lá do meio de uma mancha verdejante. na altura em que estive em goa tinha já acabado a época de turistas (felizmente), as monções aproximavam-se e os indianos andavam de férias. uns dias antes de ir até palolem, houve uma ameaça de furacão e as praias tinham sido evacuadas e já não havia barracas nas árvores para alugar.

alugámos um quartito na praia, de onde tinha acabado de sair uma família de cerca de 10 elementos, que consistia de uma cama larga com um colchão de palha (com cerca de 5 cm de espessura), coberto com um pano, uma ventoinha, uma mesa e uma casa de banho. havia osgas nas paredes e insectos de que nem sei o nome, mas era barato e a vista esplendorosa!!

em passeio pela praia, vimos os homens a puxar o pescado para o areal, à maneira portuguesa (arte xávega), de onde as mulheres com cestas vinham recolher o peixe comestível e os corvos negros tentavam apanhar também algum.

à noite jantámos num pequeno restaurante e, apesar de eu ter insistido que não queria picante, serviram-me o prato mais picante que já provei atá hoje!! comeu-o a xana, que estava já mais habituada e eu lá me rendi ao já habitual fried rice, mais seguro.

lá consegui superar o medo da bicharada e dormi relativamente bem. no dia seguinte, palolem estava repleto de famílias locais, que aproveitavam a única folga da semana, o domingo à tarde. uma dessas famílias acampou literalmente no nosso pequeno alpendre e aí almoçaram, conversaram e dormiram uma merecida sesta. os aromas do caril e os sons das brincadeiras das crianças compensaram o facto de termos de pedir licença para entrar no nosso humilde quartinho!

que belo fim de semana!!

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 4:48 da tarde

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar