18.6.07

doente mas ainda a explorar

fiquei doente! com tanta alternancia de temperaturas, so podia ser mesmo. doi-me a cabeca e a garganta, tenho o nariz entupido e por vezes algumas tonturas, mas ainda explorei bastante hoje.


acordei cedinho e tomei o free breakfast aqui na Red Lantern (nao, nao e' uma casa de meninas, e' o youth hostal nice onde estou a ficar em Beijing) e, depois de marcar uma tour ate a' muralhita para amanha, meti-me pelos hutong (becos) aqui perto, na esperanca de ir seguindo na direccao certa. depois de vaguear uma meia hora por becos e quielhos bem engracados, cheguei aonde pretendia ir... ao parque Beihai, que fica ente o hostal e a cidade proibida. entrei (depois de comprar bilhete, claro) e andei a passear pelo lindo jardim durante toda a manha e parte da tarde. e muito bonito, tem varios edificios, um lago, uma pagoda branca em estilo nepales, um lago... vi muita coisa bonita por ali, e deu para fugir um pouco ao caos da cidade... e a' poluicao. almocei um instant noodle sentada num banquinho em frente ao lago e pus-me a caminho a paragem seguinte.

entrei na Cidade Proibida pela porta mais a Norte, a a Porta do Divino Genio Militar, e nao pela mais famosa, mais a Sul, a Porta da Paz Celestial. mas assim fui entranhando este fantastico local aos poucos, atraves de pequenos corredores, palacios, patios, jardins, labirintos fantasticos que desembocam nas impressionantes e espacosas pracas que ficam entre as diversas portas principais. Esta muita coisa em obras de renovacao, portanto nao pude ver tudo, mas mesmo assim adorei.

penso que o que mais me impressionou na Cidade Proibida foram as suas camadas... os telhados que se sobrepoem, os pequenos corredores que desembopcam em patios com pequenos saloes ou palacios. Portas que escondem lindos jardins e outros corredores que nos levam a patios. Uma agradavel e infindavel descoberta de maravilhas.

as 5 da tarde mandaram sair aturistada - tarefa faraonica por na rua aquele mar de gente!!

sai da cidade proibida pela Porta da Paz Celestial, que da para a Praca Tiananmen. Nunca pensei que me impressionasse tanto. A figura de Mao Tse Tong na Porta da Paz Celestial domina toda a descomunal praca. ha guardas em varios locais, sempre em sentido, e gente, muita a gente, todo o tipo de gente a fazer as mais variadas coisas.

quando estava no meio da praca, virada para a cidade proibida, a cintemplar a figura do Mao ao longe, a bandeira da RPC hasteada em todo o seu explendor, comecou a sair dos meus auriculares, na voz da fantastica Cat Power... "once I, wanted to be... the greatest!" Perfeito!!




andei por ali a vaguear, a fotografar. sentei-me na beira da relva (ninguem se senta NA relva, mas no passeio a volta), li um pouco e depois pensei procurar uma rua ali perto que deveria ter mercados de rua. pelo caminho ainda apanheo o render da guarda a' bandeira. curioso como estes rituais militares sao semelhantes em todo o Mundo... e nos auriculares a Amalia comecou a cantar a Estranha Forma de Vida.

a banda sonora hoje esteve optima!!

ate depois


Beijing, 09>16 PM

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 1:55 da tarde

Blogger Joao Gilsanz Magalhães disse...

Oi, que tal. Ando completamente atulhado em trabalho por isso não tenho tido tempo para ler o que tens escrito. Só te queria dar um beijinho.
João

6/18/2007 7:00 da tarde  
Blogger Unknown disse...

princesa..ontem não tava kuando apareceste no msn!!
Tou como tu,exactamente,fiquei assim ontem,tonturitas,nariz entupido..enfim,constipada!tenho concerto na prox 5a e isto stressa-me!
Em que dia chegas?23?
Vê se vens a tempo de irmos jantar ca Cicciolina k vai tar cá na tuga esta semana!
Beijiiiinggg grande e as melhoras*

6/18/2007 11:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar