17.6.07

miserable

depois de uma manha bastante calma e agradavel, pus-me a caminho do centro, para tentar encontrar a grande mesquita e apanhar algum dos espectaculos na bell tower.

decidi fazer o caminho a pe desde a little wild goose pagoda, o que me demorou uma horita e me levou por pequenas ruas engracadas, onde eu era a unica estrangeira. nao sei se por isso, se pelo cabelo encaracolado, se pela forma um pouco disforme do meu corpo, ou se serei alguma beleza rara de acordo com os standards aqui da zona, mas sentia toda a gente a olhar para mim de forma estranha e intensa. ao principio repara-se, depois incomoda e a certa altura torna-se uma paranoia. mas que terei eu assim de tao estranho? terei algo totalmente errada para o padrao chines? porque olham todos para mim assim? e chamam os amigos para olhar e depois riem. homens, mulheres, criancas, jovens, velhos, nao importa. o olhar que me deitam e quase sempre semelhante e nao me agrada.

passado um tempo a passear por grandes avenidas, no meio de tanta gente estranha que nos olha assim, e dificil nao nos sentirmos mal. comecei a sentir-me verdadeiramente triste, estranha, miseravel... sozinha no meio de uma multidao. as lagrimas vinham-me aos olhos, mas isso e algo que me acontece muito, involuntariamente, sem saber porque.

mas la fui andando, que realmente nao havia muito que fazer. ja bastante cansada e um pouco triste, cheguei ao bairro muculmano. fui entrando e explorando e desta vez aventurei-me por uma ruela estreita com lojinhas em ambos os lados, tipo bazar arabe. e nao e que a mesquita era mesmo para esse lado? pois, la estava ela, numa rua que saia deste bazar. a' entrada pediram-me bilhete, mas como tinha acabado de ver uma chinesa entrar sem pagar nada, fiquei um pouco naquela, refilei e fui embora. andei mais um pouco pelo bazar, mas voltei para tras, porque estava mesmo com vontade de ver a mesquita.

e muito bonita e pacifica, como alias acontece em todos os locais de culto. quase sempre os meus locais preferidos de visita. a entrada no local de oracao e interdita a nao muculmanos, mas pode-se visitar o jardim e edificios circundantes.


sai da mesquita e voltei a vaguear pelas ruas a volta, cheia de fome mas sem forca para tentar perceber o que eram as comidas que havia por ali, nem de me sentar sozinha a comer. em desespero de causa, entrei num McDonalds ali perto e comi uma porcaria qualquer, so para me aguentar.

cheguei a bell tower tarde uma vez mais! a ultima performance ja tinha sido. mas entrei na mesma, visitei o edificio por dentro e por fora.

depois fui aos correios... mais uma aventura. as cartas sao num guichet, as encomendas noutro. tenho uma coisita pequena e leve apra enviar, que cabe num encelope. era so o que eu queria, um envelope almofadado como me venderam em shanghai. a senhora das cartas disse que tinha de ser nas encomendas. o gajo das encomendas, quando percebeu que eu nao queria uma caixa, mandou-me para o international post, mas a senhora que la estava, era bruta, antipatica e de ingles percebia perto de zero. so me dizia "buy box" e apontava para o sitio das encomendas. eu tentei dizer "no box! envelope" com gestos e tal, mas ela nao se demoveu. apontava para o outro lado e repetia "buy box!". mas o gajo das boxes mandou-me para aqui caracas!!! ja irritada, meti a encomenda na mochila, apanhei um taxi e vim para o hostel. tomei um banho para tirar os kilos de poeira que me cobriam e deitei-me a descansar um pouco. vim a' net postar e ver mails e quando pedi o jantar... a cozinha ja tinha fechado!! bem, que fazer? fui dormir, claro!

agora estou aqui, a fazer um pouco de tempo para ir para o aeroporto, uma vez que nao da para ir a lado nenhum.
a proxima vez estarei em Beijing. ate la'
Xi'an, 10:32 AM

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 3:32 da manhã

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar