15.9.05

também este fim de semana

na gafanha da nazaré, onde trabalho, os festejos em honra de Nossa Senhora dos Navegantes são uma tradição muito antiga, ou não fosse esta uma terra de pescadores e gentes do mar, grandes devotos da Senhora dos Navegantes.

dos festejos faz parte uma bonita procissão, que tem início num cortejo a pé para um dos cais dos bacalhoeiros, onde os andores, celebrantes, irmandades, confrarias, grupos folclóricos e clubes náuticos convidados e acompanhantes embarcam rumo ao forte da barra, numa procissão náutica pela ria

estas festas já se realizam há dezenas de anos, com alguns momentos baixos, devido a condicionalismos externos às gentes do mar, como aconteceu durante as obras de construção do actual porto comercial.

no tempo em que ainda existia a antiga ponte de pau, que ligava o forte da barra à barra, a procissão realizava-se por estrada, entre a capela da Nossa Senhora dos Navegantes e o molhe da meia laranja, na praia da barra. aqui, mesmo na entrada da barra, realizava-se então uma pequena cerimónia religiosa de bênção das embarcações. os festejos tiveram esse figurino até meados da década de 70, quando a velha ponte de pau foi destruída, depois da abertura ao tráfego da actual ponte da barra, mais a sul, o que inviabilizou a realização da procissão com esse percurso.

a devoção das gentes do mar à Nossa Senhora dos Navegantes, depressa conseguiu um novo percurso para a procissão. foi nessa altura que a ria passou a acolher parte dela. as obras de construção do actual porto comercial impossibilitaram a realização dos festejos, durante uns anos, mas, em 1999, o grupo etnográfico da gafanha da nazaré assumiu a responsabilidade de retomar a realização dos festejos, devotando especial atenção à procissão, passando esta a ter como cenário a ria.

_______________________________________________________________

at Gafanha da Nazaré, where i work, the celebrations in honor of our lady of sailors are a very old tradition, or wouldn’t this be a land of fishermen and people of the sea, devout of our lady of sailors.
a beautiful procession is a key element of the celebrations, which begins with a walking course up to one of the pears where the big long distance boats are (the ones that go out to the northern see to fish bacalhau), where the altars, celebrators, brotherhoods, fraternities, folk and nautical groups get on board several boats, that will take them all in a nautical procession, all the way round back to the chapel.
postado por wandering_dune às 2:11 da tarde

Blogger Martina Gamba Tanga Cardamomos disse...

éu nunca vi a senhora dos navegantes!
só vi a navegante da lua, a sailor moon! eh eh

pois, os tempos mudam, e pena que as tradição tb, mas enquanto houver gera que vá lá e fale bué, as cenas vivem!

Pró ano quero ir á transumância, e ver a senhora dos navegantes!

9/19/2005 12:11 da tarde  
Blogger Rucas disse...

Parabéns por tão linda descrição, eu faço parte do grupo etnográfico da gafanha da nazaré e fiquei muito orgulhosa em ver as fotos na net, ainda que sejam do ano passado :)!! Mas estão espectaculares!!!
Fostes este ano?? Gostastes?

9/22/2005 5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

eu não pude ir este ano, tava de férias, mas os meus pais foram e adoraram
:(((

9/27/2005 11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar