18.9.05

bombos, gaitas, adufes e chocalhos


chocalhos - festival dos caminhos da transumância é, sem dúvida, um nome a lembrar, uma experiência a repetir!!

em Alpedrinha, tudo está pronto para receber a festa. a feira de artesanato e doçaria, as tascas e restaurantes são improvisadas, dentro das casas, ao longo de uma rua estreita. garagens, pátios, entradas e lojas são decoradas de forma singela, mas com gosto, e abertas a quem as quer visitar. a música está por todo o lado.

no sábado, por volta das 16:00, começa a arruada. há grupos de chocalhos, de bombos, de gaitas e acordeons, há gigantones, ranchos e tunas. o ambiente de festa começa em grande!


terminada a arruada, há que procurar uma tasca para petiscar. e tascas, petiscos, vinho, sangria e ginja é coisa que não falta em Alpedrinha!! e a animação e simpatia também não.
depois de atacar umas pataniscas, ovos verdes, entrermeada e morcela, tudo bem regado a vinho tinto, é hora de ir procurar um palco para ver os concertos. no programa estão previstos 5 palcos, onde actuariam 10 grupos de forma rotativa. em alpedrinha, há 3 palcos onde, talvez devido ao vinho e à ginja, actuam aleatoriamente alguns dos grupos presentes. como me disse uma das tocadeiras dos gigabombos, é um programa dinâmico! e é isso mesmo, improviso total em ambiente de festa. acabei por ver 2 vezes os gaitafolia, muito bons, de trás-os-montes de almada e torres-vedras. esperei até não aguentar o frio para ver as adufeiras do paúl, mas elas também se fartaram de esperar e foram embora. não sem antes nos presentearem com um pouco da sua arte mesmo ali, no meio da rua. o grupo de acordeons era bastante monótono, não sei se pela hora se pela idade avançada.
mas para compensar, um pouco antes, ao entrar numa loja de peles, onde havia gente a petiscar e a beber, uma adufeira do rancho de alpedrinha tinha-nos já feito uma bela demonstração de cantares da beira acompanhados ao adufe.
no final do dia, valeu a pena. a arruada foi muito interessante, as ruas estavam bonitas e as gentes animadas. ouvimos actuações, improvisos, desgarradas. para o ano volto concerteza!
até porque no domingo também perdi a caminhada com o rebanho - começou cedo demais e já só apanhei as ovelhas à chegada a Alpedrinha. mas o caminho à procura delas, do Fundão a Alcongosta e daí a Alpedrinha, pelos cerejais da Serra da Gardunha valeu também a pena.

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 9:22 da tarde

Anonymous Anónimo disse...

Good description- it sounds really cool. Loved the music- must be great live!

9/20/2005 10:16 da manhã  
Blogger Martina Gamba Tanga Cardamomos disse...

e pró ano lá vou eu contigo!
e atrás do rebanho lá iremos nós cantando à desgarrada com o senhor, agarradas a um copito de vinho!
eh eh

9/23/2005 9:42 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

só tu para redescobrires estas coisas
:))))))))

9/27/2005 11:26 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Olá, antes de mais agradeço-te o elogio feito aos Gaitafolia, mas, queria só corrigir uma coisita, nós somos de Almada e Torres Vedras e não de Trás-os-montes.

http://www.gaitadefoles.net/gaitafolia/default.htm

Continua!
André Ventura

10/06/2005 12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como alpetriniense agradeço-te a publicidade à grande festa da minha vila(e à propria)... Esta festa cresce de ano para ano de uma maneira extraordinária. Aconselho a quem vem para o ano que fique hospedado em Alpedrinha, pq o dia seguinte é sempre melhor do que o que passou; vale a pena aproveitar ao maximo a festa. Fica aqui um espaço de um amigo para melhor se coompreender a festa, através de imagens:

http://spaces.msn.com/parrovski/Photos/PersonalSpace.aspx?owner=1&vv=400


Aquele abraço

4/22/2006 12:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar