27.10.05

olaria felica

na quarta-feira comecei mais um cursinho. é, parece que o bichinho cresceu e agora é um verdadeiro monstro devorador de conhecimento!

este é um curso de cerâmica, dado pelo oleiro felica, ali para os lados de cacia. convenci a minha mãe a fazê-lo comigo. fui buscá-la à estação depois do trabalho e lá fomos, à procura da olaria felica. as indicações eram boas e encontrámo-la sem problemas. não é um sítio propriamente agradável ou acolhedor e a minha mãe começou logo a torcer o nariz. mas lá entrámos, conhecemos o sr. fernando, ou felica como é conhecido, e ele lá nos levou a ver a olaria. muito confusa, cheinha de peças em barro por todo o lado, uma fila de mesas de oleiro, de construção caseira, e uma paixão pelo barro cativante.

lá nos sentou cada uma numa mesa, deu-nos barro e começou a primeira lição - bater o barro, centrá-lo na mesa (nada fácil), abrir um buraco ao centro (pior ainda) e subir a peça. a sensação do barro é maravilhosa. relaxante mesmo. centrar o barro na mesa de oleiro tem a sua arte, mas lá consegui. já abrir um buraco ao centro, com os pelogares, se mostrou tarefa difícil. mas lá fui conseguindo, com a ajuda preciosa do mestre. depois é sentir o barro com os dedos, tratá-lo com delicadeza e tentar dar forma à peça... fazê-la subir. e, de repente, tinham passado duas horas!!

parece-me que ficámos as duas fãs da olaria e é para continuar de certeza. para a semana há mais! :)

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 8:33 da tarde

Blogger anges disse...

lindoooooo.
parece tirado de um filme

11/02/2005 10:24 da manhã  
Blogger Rucas disse...

olá, eu também ando no mesmo curso que tu, só que ando ao sábado de manhã, que engraçado!!
O Sr. Fernando ficou muito bem nas fotos, eu também pus fotos das aulas no meu blog, passa por lá!!

11/17/2005 10:35 da manhã  
Blogger Fábio Jerónimo disse...

Olá,
também ando à procura de um curso destes e pela discrição que fazem, parece-me que os ensinamentos do mestre felica são bons.
Podem-me dizer que tipo de ensinamentos/técnicas são abordadas no curso e se também há a parte da cozedura e vidragem.
Já agora qual é o preço praticado?
Obrigado
Fábio Jerónimo

7/28/2010 3:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar