roma!!
depois da longa viagem, chegámos a roma bastante cansados. e ainda faltava apanhar o expresso leonardo até à cidade. felizmente o bead & breakfast que reservei fica mesmo em frente à estação e portanto chegámos a casa num instante, sem nos perdermos sequer.
Pousamos as malas nos nossos quartos com vista sobre as termas de docleziano (daí o nome de Deocleziano B&B) e o dono explicou-me, de forma super rápida e enérgica, num inglês bastante bom, para italiano, os melhores sítios para ir e como lá chegar. de onde estamos conseguimos chegar a todas as atracções turísticas a pé e, como o dia já ía adiantado, decidimos começar devagar.
fomos caminhando até às famosas escadas espanholas, cheias de gente e uma vista simpática sobre a cidade. daqui fomos descobrir a fonte de trevi, imortalizada por Felini em La Dolce Vita. vamos por pequenas ruelas aproximando-nos da famosa fonte e começamos a ouvir o barulho de muita gente a a ver os flashes das máquinas fotográficas. doramos uma esquina e ali está ela. bastante bonita, poderia ser bastante impressionante, não fosse a pequenez da praça onde se situa e a multidão que se engalfinha para tirar a fotografia da praxe e atirar a moeda à água para que os seus desejos se realizem. no fime vêmo-la vazia e imponente e imaginamos uma vasta e bela praça em seu redor. no local, confesso ter achado mais interessante as gentes que se amontoam do que a fonte propriamente dita.
perto dali, o lonely planet recomendava um restaurante/enoteca e decidimos ir procurá-lo. a esplanada do el chianti estava totalmente cheia, mas a minha mãe foi perguntar se haveriam mesas lá dentro e encaminharam-nos para uma simpática mesa mesmo à porta de um restaurante no vicolo scavolino, mesmo ao lado e que pertence também ao el chianti. chama-se spiriti e forme, tem uma decoração simples e moderna. muito bom ar. simpatizámos logo com o local. e quando provámos a comida então... hmmmm.
eu escolhi um fantástico gnocchi di ricotta e spinaci con pomodorini e basilico, o meu pai um maltagliati di farina di farro al pomodoro fresco fumé e pecorino romano e a minha mãe um surpreendente tortelli al gorgonzola dolce e pero con fundita al castelmagno. para acompanhar, pedi um bicchierini de chianti classico e para sobremesa um millefoglie espresso con mousse al mascarpone e frutti di bosco. divino! simplesmente di-vi-no!!
com a barriga cheia fizemos o passeio até casa.
Etiquetas: viagens
La fontana di trevi, que saudades! Ainda lá deixei umas moedinhas. Aos poucos o desejo vai-se realizando. Verdade que temos de ser nós a fazer pelas coisas também :)
Enviar um comentário
<< Home