26.10.10

Lisboa, cidade de luz

Antes de voltar ao trabalho, tenho ainda um dia de férias para me ambientar. Decido ir passear por Lisboa. Está sol e há uma luz fantástica pela cidade de Lisboa, pelo que decido dar umas voltas.
A Praça do Comércio, ja sem obras, volta ao seu esplendor. Para mim, uma das praças mais bonitas que conheço.



Sofás/Canteiros coloridos no Cais do Sodré


Flores no Parque Eduardo VII








Arte em prédios abandonados...











Etiquetas:

postado por wandering_dune às 4:04 da tarde

24.10.10

caminhando ao longo do rio Daiya

Como o tempo em Nikko nao e` muito e o dinheiro ja´ esta mesmo a acabar, decido ir passear ao longo do rio Daiya, em vez de fazer o percurso dos templos com a multidao.

Comeco pelo fim do itinerario proposto, numa escola secundaria, vazia por ser domingo.


Chego as margens do rio e fico completamente extasiada com a beleza da paisagem. A agua tem um lindo tom azul e as folhas das arvores e arbustos em volta vao do verde ao vermelho vivo, passando por um dourado fantastico.


Atravesso a ponto Dainichi e comeco o percurso pedonal ate ao abismo Kanmangafushi.


Nesta zona, uma serie de estatuas jizo protectoras estao alinhadas olhando o rio. E uma visao bastante fantasmagorica, todas aquelas estatuas com os seus barretes e babetes vermelhos.


Mas e` o rio e as cores nas arvores que mais me impressionam. Que passeio agradavel. Templos para que? hehe



Termino o passeio no templo Jokoji, ali ao lado, so para nao dizer que nao vi nenhum em Nikko. E bastante calmo, apenas com algumas mulheres a acenderem incenso e a fazer as suas preces.


Depois e ir ate a guesthouse e apanhar o comboio ate Tokyo, onde estou agora, a preparar-me para a grande viagem de amanha.

E pronto, acabou a aventura japonesa! Ficou muita vontade de voltar... ha tanto ainda para ver!

Tokyo, 18:21

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 10:21 da manhã

23.10.10

mangetsu

a festa foi optima, a casa era incrivel, o pessoal simpatico.

fiz parelha com duas canadianas, vestimos kimono, comemos curry, bebemos sake e de sobremesa... tiramissu!e ainda vimos um veado no quintal.

FANTASTICO!!

(fotos amanha)

UPDATE:

Bom, a festa... na verdade, acho que nunca cheguei a perceber o que se passava ali, mas foi optimo. Aparentemente, todos os meses, na lua cheia, aquela malta junta-se na casa do Tanaka-san (sera que era mesmo este o nome?), carpinteiro com muita arte, para fazer uma pequena festa. O Sato, dono da guesthouse Sumica onde fiquei, costuma convidar os seus hospedes para ir tambem. Desta vez fomos eu e duas canadianas bem simpaticas.

Cada pessoa leva comida e bebida, paga-se ¥500 e convive-se. A casa e fabulosa, nas montanhas. Nas traseiras ha uma zona muito agradavel com um comprido balcao, um pequeno forno onde se podem fazer pizzas ou coisas do genero, e uma pequena... como chamar, lareira? forno a lenha? onde o pessoal se aquece... tanto com o calor do fogo como com o sake que ali esta sempre em banho maria.


Desta vez era a festa do didgeridoo, mas felizmente esqueceram-se bastante disso. Quando chegamos, no meio de muito japones, ingurishu e linguagem gestual, percebemos que podiamos vestir uns kimonos. Sem perceber muito bem como a coisa funcionava, fomos levadas ate ao andar de cima por 3 ou 4 japonesas divertidissimas, ja todas de kimono, que se atarefaram a arranjar-nos o cabelo e a vestir o kimono que cada uma escolheu.


Ja nas nossas vestes japonesas, descemos para junto dos reatantes convivas, comemos o nosso caril e conversamos, dentro dos possiveis com as barreiras de linguagem, com os restantes convivas, que, na sua maioria, tambem nao sabiam muito bem o que se passava ali. Tinham sido convidados, como nos, e estavam contentes de ali estar. Entretanto ofereceram-nos sake aquecido, muito bom, e a conversa ficou mais dificil... ja me falavam em japones! AInda comemos tiramissu e pizza feita ali no forninho. Grande mistura!

Foi mesmo uma noite incrivel. O Sato tinha dito que por vezes apareciam veados no quintal e eu, meio a brincar, perguntei e macacos? ele disse que as vezes sim, mas nao era muito comum. Sim, pois.

E nao e que era verdade? A certa altura apareceu mesmo um veado, que veio mesmo ate ao pe de nos, quando a dona da casa lhe deu cenouras e batatas. Incrivel!

Que bela noite de quase despedida!

Etiquetas: , ,

postado por wandering_dune às 2:57 da tarde

a didgeridoo party?? waht?

estou na bonita Nikko, onde finalmente vi as cores de outono, a escrever num mini computador na guesthouse sumica, enquanto espero para ir para uma festa de didgeridoo?? que? pois, tambem nao percebi bem, mas foi a primeira coisa que me disseram quando aqui cheguei, antes de ir explorar as montanhas.
como diz a Yoko, eu tenho uma especie de poder magico e acerto com as festas todas e encontro pessoas... ate ja vi o imperador do japao, carago!! o que e uma festa de didgeridoo ao pe disso? hehe
Nikko, 18:15

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 10:15 da manhã

outono

Em Nikko, finalmente as cores do Outono!

Folhagens com todas as cores...



A fantastica queda de agua Kegon ...



O lago Chuzenji




Do autocarro (nao consegui apanhar os macacos) ...

Ao anoitecer...

Etiquetas: , ,

postado por wandering_dune às 9:40 da manhã

22.10.10

uma cidade de contrastes

Tokyo e' realmente uma cidade imensa, cheia de contrastes.

Comecei a jornada de hoje aqui mesmo em Asakusa, para ver o templo de dia. Bastante diferente - cheio de gente, especialmente, mais uma vez, criancas em viagens de estudo.




Continuei com um passeio de barco pelo rio Sumida, entre Asakusa e o jardim Hamarikyu, podendo assim ver as muitas e diferentes pontes ao longo do rio e uma perspectiva bem diferente da metropole.



O jardim e' realmente maravilhoso, e desta vez fui tomar um cha verde e um bolo tradicionais, na lindissima casa de cha, numa ilhota no meio de um lago.


Depois fui ver a cidade de cima, do topo do edificio do governo metropolitano de tokyo, onde confirmei que Tokyo se estende ate perder de vista. Incrivel! Parece saido do Blade Runner ou algo do genero. Contrucao ate ao horizonte!



Ali a' volta tudo sao arranha-ceus sofisticadissimos, mas sempre com um jardim interior...



E mesmo ao lado, o caos de Shinjuku, no meio do qual consegui encontrar uma pequena ruazinha, ladeada de arvores, que me levou ao templo que procurava, onde se ve sempre gente a fazer as suas preces.




Com o anoitecer acendem-se as muitas luzes de Shinjuku. E' impressionante, a quantidade de gente, muita dela estranha, como uns grupos de rapazes loiros (pintados) que pairam por ali.



Incomodada com tanto neon, meto-me por um pequeno quelho onde descubro pequenos restaurantes tipicamente japoneses, onde se bebe qualquer coisa acompanhada com pequenas espetadas variadas. Como um espetozinho de polvo e outro de galinha, regados com uma cerveja preta, e regresso a "casa", para descansar.





Amanha cedo, rumo a Nikko. Parece que vou finalmente ver as cores do outono! :)

Tokyo, 22:20

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 2:20 da tarde

21.10.10

aaahhhhh, nao consigo dar mais um passo!!

Hoje acordei de madrugada e sai do hostel ainda nao eram 8 da manha. Tudo para tentar ver o rebolico do famoso mercado Tsukiji - o maior mercado abastecedor de peixe do Japao!


Ja nao cheguei a tempo de ver os leiloes do atum, mas ainda deu para ver a dimensao da coisa! O mercado e enorme, todo feito de ruelas construidas com as bancas de venda e zonas de armazenagem. Ha gente por todo o lado, a pe, de bicicleta, nuns estranhos carros electricos, de monta cargas, de furgoneta, enfim, o peixe movimenta-se de um lado para o outro e o dificil e nao atrapalhar. Alias, os turistas atrapalham tanto que estiveram proibidos de entrar no mercado durante um tempo. Ainda por cima, ao tirar fotos com flash, distraem os cortadores de atum , com as suas enormes facas e serras, que se enganam no corte.



Sai do mercado em direccao a Ginza, zona de lojas de marca, para ir ate ao jardim do palacio imperial, mas como estava a chover, decidi entrar numa das department stores da zona. E' muito interessante ver a abertura da loja. As pessoas comecam a juntar-se em frente as portas fechadas, a' espera da hora. La dentro, os empregados, muito bem arranjados, aguardam em sentido. Uns minutos antes da hora, sao abertas as portas de vidro, mas mantem-se umas fitas para impedir a passagem. As 10 em ponto toca o sino num edificio ali em frente e sao retiradas as fitas. As pessoas entram e sao saudadas com animados irashaimase pelos empregados todos alinhados, que se curvam quando alguem passa. Lindo!

Feitas algumas comprinhas (ai que desgraca!) passo pelo Leica Showroom, mas a exposicao que la esta nao e grande coisa. Decido entao ir ate ao Tokyo International Forum, um lindo edificio de vidro, onde como o meu almocinho - 2 onigiri recheadas, uma com frango e outra com legumes. Um mimo! hehe



Dali vou ate ao palacio imperial, mas a chuva intensifica-se e nao e' muito agradavel.



Como chove, vou a' procura do Tokyo Metropolitan Museum of Photography. Nao foi nada facil de encontrar, mas valeu a pena. Vi duas exposicoes bastante interessantes - human images of 20th century - retratos bastante bons, desde o inicio do seculo - e love's body - art in the age of AIDS.



Cansadissima de tanto andar, nao sei se volte para casa ou se ainda de um saltinho ate Shibuya, que fica ali mesmo ao lado. Depois de muito ponderar, meto-me num JR ate a' passadeira mais famosa de Toquio. E' realmente impressionante, a quantidade de gente que atravessa a estrada ali. Umas voltinhas pelas ruas iluminadas e cheias de gente estilosa e nao aguento mais.



Apanho o metro de volta para casa - faco toda a linha Ginza, de uma ponta a outra, mais umas voltas pelas ruas de Asakusa e ja sao 9 da noite quando regresso ao Oasis (e' mesmo o nome do hostel), ponho um pouco de agua quento nos meus noodles instantaneos, bebo um cha e agora acho que vou estender-me em qualquer lado e colapsar!!

Foi um longo dia!

Tokyo, 20:54


Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 1:54 da tarde

20.10.10

tokyo first impressions

tempura para o jantar...



um pouco de koto, ou harpa japanesa




o templo Sensoji ao anoitecer...



preces no templo Sensoji (Asakusa Kannon)



amanha a ver se janto por aqui. parece muito animado :)



mas por agora... nanar


Tokyo, 21:43

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 1:43 da tarde

nagoya photo highlights

Nagoya-jō

Nagoya matsuri...

Fire dance...


Restaurante de sushi e sashimi...


japanese Oiran ("call girl") parade...


Shinkansen....

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 10:47 da manhã

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar