15.5.08

as coisas que ouvimos

estava eu muito bem a beber o meu cházinho da manhã no meu café do costume e na mesa ao lado estavam sentados 2 verdadeiros gunas e uma garina. um dos gunas, claramente o líder do grupo, de sapatilha branca, casaco de gorro, argolas e anéis de ouro, boné no cimo da cabeça e acentuado sotaque nortenho, discursava para a plateia embevecida sobre telemóveis, músicas e outras coisas triviais.

no meio de muito foda-se e caralho, em resposta a uma vontade de ser trolha do seu amigo sai-se com um "trolha? mas tu sabes o que é um trolha? eu queria ser astrónomo... e pescar uma estrela!" assim, sem mais nem menos... sai-se com esta pérola! e continua "e perguntava-lhe a ela... queres a lua ou uma estrela?" os outros murmuram algo que não consigo ouvir, mas o líder, com convicção, vocifera "o quê? eu gostava de ir ao sol!"

fantástico!
postado por wandering_dune às 11:39 da manhã

5.5.08

Trastevere


trastevere siginifica para lá do tibre. é a margem sul de Roma, digamos. mas bastante mais interessante. é a zona boémia, com um toque mediaval. ruas labirínticas e praças graciosas.

para variar, começámos a procurar onde comer. a hora de almoço já quase passou e os estômagos ditam o nosso destino. tinha lido haver por aqui uma simpática trattoria, onde se poderia provar comida autêntica a bom preço.

lá encontramos a Alle Fratte di Trastevere, numa ruinha com o mesmo nome. conseguimos uma mesa na sala da frente, perto da janela, por onde entrava o sol radiante e começámos logo por atacar umas óptimas bruschettas.

almoçados, seguimos caminho pelas simpáticas ruas, até chegar à piazza Santa Maria in Trastevere e à igreja com esse nome. é uma lindíssima igreja do séc. XII, com fachada em entalhes dourados.

entrámos e tivemos a sorte de apanhar o ensaio para o concerto da noite! muito agradável!

demos uns passeios pelas ruelas e voltámos pela beira tevere até chegarmos de novo ao castelo d'angel, desta vez visto de baixo, da zona onde se escondem os vendedores ambulantes à chegada da polícia.

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 4:30 da tarde

colosseum, forum romano e bocca della veritá


o coliseu é realmente colossal! uma construção incrível, imponente, complexa.

como tudo em Roma, tem uma fila interminável para entrar, pelo que decidimos dar a volta por fora.

há gente de todo o mundo e de todas as idades. turistas fotografam o coliseu de todos os ângulos possíveis e há até noivos que aqui vêm para as fotografias do seu álbum de casamento.

daqui seguimos para o forum romano, segundo li, o último local onde se pode passear em Roma sem pagar. mais uma vez vamos dar a um portão que diz USCITA e começo a desconfiar de que isso de o fórum ser grátis é uma estória antiga. de qualquer forma nunca fiquei a saber, porque a fila para entrar era tão grande que optámos por continuar o passeio, mais uma vez à volta!


seguimos à volta dos jardins do palatino e passámos pelo circus maximus, a caminho da igreja santa maria in cosmedin, onde se encontra a escultura da boca da verdade, onde o Gregory Peck gozou indecentemente com a Audrey Hepburn, no filme Roman Holiday. é curioso ver como os filmes influenciam até os locais de turismo. como na fonte de trevi, há hordes de turistas que querem fotografar-se com a mão na boca da verdade, que morderá quem disser mentiras. a linda igreja, mesmo ao lado, está vazia.

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 11:43 da manhã

3.5.08

por falar em coincidências...

hoje começámos o dia com a Basilica Santa Maria Maggiora, uma imponente igreja não muito longe do nosso B&B. notava-se grande comoção no interior. montavam-se púlpitos, testavam-se microfones, colocavam-se cadeiras.

numa das capelas laterais rezava-se uma missa e noutra celebrava-se um casamento.

mas o que mais me chamou a atenção nesta basílica foram os confessionários. alinhados ao longo de ambos os lados da nave, todos tinham um escrito com uma lista de línguas e o horário. eram os horários de confissão em variadíssimas línguas. não encontrei português, mas falhei alguns confessionários.

à saída, reparei num pequeno cartaz com o fotografia do papa e fui ver o que era. descobri o motivo de tanta comoção - o papa iria estar ali às 18:00 daquele dia. enquanto comentava isto com os meus pais, senti uma mão a agarrar-me o braço, o que me fez imediatamente arrepiar-me, pois detesto que me toquem assim, sem saber quem. olhei para trás e o susto foi ainda maior. ali, à minha frente, de t-shirt branca e calça de ganga, com um ar sorridente, estava o meu ex-chefe, que me pergunta "o que anda aqui a fazer?" o que ano aqui a fazer?? que pergunta idiota! moro aqui! foi o que me apeteceu responder, mas estava tão paralizada que só consegui responder "ando a passear".

com milhares de turistas, centenas de monumentos, 24 horas num dia, tínhamos de estar ali os dois exactamente à mesma hora?? não havia necessidade! se não me tivesse distraído a ler que o papa ía ali mais tarde não tinha experimentado este encontro de 3º grau. ou se tivesse ido àquela basílica ao fim da tarde, tinha tido outro encontro, não menos estranho, mas talvez menos perturbador... com o papa. mas não... foi mesmo assim que aconteceu.

nem todas as coincidências são boas, certo?

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 10:31 da manhã

2.5.08

ah, as coincidências!!

a caminho da piazza venezia e sempre evitando as ruas com carros, decido ir espreitar uma pequena pracinha de edifícios ocre e não é que... coincidência das coincidências encontro, mesmo aí, o tema da foto da capa do Lonely Planet que comprámos no aeroporto de Catania e nos tem andado a guiar por Roma?




tirei umas fotos, sem lata para pedir ao senhor, que estava ao balcão, para vir fazer uma pose, seguimos até ao Campidoglio e à praça de Michelangelo, considerada por alguns como a praça mais perfeita do mundo. sobre isso não sei, mas as vistas são fantásticas. de um dos lados vê-se o Forum Romano, para onde descemos com ideias de fazer um passeio de fim de tarde, mas demos com a porta de saída! na volta que tínhamos de dar para chegar à entrada reparámos numa exposição de Renoir e decidimos entrar. bastante interessante.

saímos já com fome e, como não estávamos excessivamente longe, decidimos voltar ao restaurante do dia anterior. a caminho passámos finalmente pela piazza Venezia, em obras, seguimos por ruas e ruelas, passámos à fonte de Trevi, ainda menos impressionante durante o dia, e fomos sentar-nos directamente na mesma mesa (as esplanadas sempre cheias).

os meus pais comeram o mesmo do dia anterior, mas eu gosto de experimentar coisas novas e pedi um pecorino di fossa alla griglia con miele di castagno e tortino di fichi e pere, uma delícia, um requinte. belíssima apresentação e sabores que se misturam na perfeição. para sobremesa, dividimos um bon bon di cioccolato fondente Valrhone al 70% con composto di albicoche (algo de laranja, parece-me). o delicioso bom bom fondente veio acompanhado de uma bola de gelado colocada numa cesta de finíssima massa folhada, tipo pastel de tentúgal. delicioso!!

Etiquetas: ,

postado por wandering_dune às 10:01 da tarde

agrippa e caravaggio


não teriam talvez qualquer ligação, não fossem estes os nossos objectivos para depois de almoço. ir espreitar o Pantheon, mandado construir por Agrippa, 3 vezes cônsul, filho de Lucius. é um edifício que me impressionou bastante, pela sua simplicidade e beleza. domina totalmente a praça onde se econtra ainda um dos imensos obeliscos que há em Roma, memória dos despojos trazidos do egipto.




sentámo-nos numa chique esplanada virada para o Pantheon, onde comi um delicioso gelado de Cioccolato fundente e fruti di boscco. nada barato, é certo, mas fantástico para repor energias.


mais descansados e com energias refeitas, partimos em busca da igreja S. Luigi dei Francesi, onde li haverem quadros do Caravaggio.


pelo caminho, entrámos numa singela e bonita igreja bizantina do séc. XII, com uma agradável música e intenso cheiro a incenso. um fantástico e calmo ambiente para a meditação. era a chiessa de ss. salvatore alle copelle.


a igreja S. Luigi é bastante grande e repleta de arte, mas logo se adivinha onde estão os caravaggio... onde está a multidão! é preciso colocar uma moeda para acender as luzes. vou ficando por ali, admirando as obras na penumbra enquanto espero que alguém o faça. é realmente impressionante ver um caravaggio ao vivo, a sua grandiosidade e imponência.


daqui voltamos pela praça do pantheon em direcção à piazza venezia.

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 4:32 da tarde

mais roma




assustados com as filas no vaticano, seguimos pela margem do rio até ao Castelo S. Angili, uma construção cilíndrica sobranceira ao rio, bastante interessante. mas, mais uma vez... a fila ía até meio da ponte que lhe fica em frente, pelo que decidimos avançar.



atravessámos a dita ponte e andámos, um pouco à deriva, por ruas e vielas, até chegarmos à Piazza Navona, com muitos turistas e com a sua fonte central em plena obra de recuperação.




continuámos até ao Campo di Fiori, uma praça agradável, com algumas bancas de flores, de legumes, frutas, especiarias e, como não podia deixar de ser, de t-shirts, cachecóis e souvenirs. comprei uma pasta de basílico e algumas misturas de especiarias (para putanescha e bruscheta).


como estava na hora de almoço, fomos procurar onde satisfazer a fome. desta vez fomos a uma trattoria, recomendada pelo Lonely Planet, a Da Sergio. com típicas toalhas chadrez vermelho e branco e bastantes italianos, tinha um ar caseiro. comi uma carbonara, nada de esecial, a minha mãe uma costoleta e o meu pai conseguiu finamente provar a trippa - uma fantástica dobrada feita com molho de tomate e bastante hortelã, que lhe dava uma surpreendente frescura, polvilhado com um bom parmesão ralado. muito agradável.

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 2:30 da tarde

calendários curiosos

nas nossas incurssões pelas diversas igrejas de roma, encontrámos inúmeros artigos religiosos ou de referência religiosa, para turistas ou devotos. bíblias, fotografias do papa de todos os tamanhos e feitios, marcadores de livros, aventais, panos, estatuetas, calendários com pormenores de estátuas ou pinturas. mas o mais curioso de todos, a meu ver, foi um calendário tipo pirelli ou dos bombeiros de new york, mas onde, em vez de americanas louras de amplos seios, ou musculados bombeiros... neste calendário, cada mês era representado por um padre. e bastante jeitosos, devo acrescentar.




achei este calendário tão curioso que peguei nele para o comprar, mas custava 6€, o que me pareceu excessivo para uma brincadeira. fui antes "apanhando" alguns padrecos simpáticos pelos meus passeios...


Etiquetas:

postado por wandering_dune às 11:45 da manhã

Vaticano

está um belo sol! tomamos o pequeno almoço no quarto dos meus pais (a "sala" de pequeno almoço do B&B é o corredor) e começa o longo dia.


apanhamos o autocarro 40, em frente à estação termini, que nos leva à piazza S. Pietro, o coração do Vaticano. não é tão grandiosa como a imaginava, mas ainda assim impressiona. o que é realmente abismal é a fila para entrar na basílica! dá a volta a toda a praça e tem uma largura de 4 a 6 pessoas. incrível!


decidimos que não valia a pena perder ali toda a manhã, já para não falar na fila para a capela Sistina, que nos disseram ser bastante maior que esta, e passeámos apenas um pouco por ali.

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 11:22 da manhã

1.5.08

roma!!

depois da longa viagem, chegámos a roma bastante cansados. e ainda faltava apanhar o expresso leonardo até à cidade. felizmente o bead & breakfast que reservei fica mesmo em frente à estação e portanto chegámos a casa num instante, sem nos perdermos sequer.


Pousamos as malas nos nossos quartos com vista sobre as termas de docleziano (daí o nome de Deocleziano B&B) e o dono explicou-me, de forma super rápida e enérgica, num inglês bastante bom, para italiano, os melhores sítios para ir e como lá chegar. de onde estamos conseguimos chegar a todas as atracções turísticas a pé e, como o dia já ía adiantado, decidimos começar devagar.

fomos caminhando até às famosas escadas espanholas, cheias de gente e uma vista simpática sobre a cidade. daqui fomos descobrir a fonte de trevi, imortalizada por Felini em La Dolce Vita. vamos por pequenas ruelas aproximando-nos da famosa fonte e começamos a ouvir o barulho de muita gente a a ver os flashes das máquinas fotográficas. doramos uma esquina e ali está ela. bastante bonita, poderia ser bastante impressionante, não fosse a pequenez da praça onde se situa e a multidão que se engalfinha para tirar a fotografia da praxe e atirar a moeda à água para que os seus desejos se realizem. no fime vêmo-la vazia e imponente e imaginamos uma vasta e bela praça em seu redor. no local, confesso ter achado mais interessante as gentes que se amontoam do que a fonte propriamente dita.


perto dali, o lonely planet recomendava um restaurante/enoteca e decidimos ir procurá-lo. a esplanada do el chianti estava totalmente cheia, mas a minha mãe foi perguntar se haveriam mesas lá dentro e encaminharam-nos para uma simpática mesa mesmo à porta de um restaurante no vicolo scavolino, mesmo ao lado e que pertence também ao el chianti. chama-se spiriti e forme, tem uma decoração simples e moderna. muito bom ar. simpatizámos logo com o local. e quando provámos a comida então... hmmmm.


eu escolhi um fantástico gnocchi di ricotta e spinaci con pomodorini e basilico, o meu pai um maltagliati di farina di farro al pomodoro fresco fumé e pecorino romano e a minha mãe um surpreendente tortelli al gorgonzola dolce e pero con fundita al castelmagno. para acompanhar, pedi um bicchierini de chianti classico e para sobremesa um millefoglie espresso con mousse al mascarpone e frutti di bosco. divino! simplesmente di-vi-no!!


com a barriga cheia fizemos o passeio até casa.

Etiquetas:

postado por wandering_dune às 10:36 da tarde

ciao sicilia!!

e chegou ao fim a nossa aventura siciliana!! depois de uma viagem de 2 horas até ao aeroporto de catania, onde, por engano meu, tinhamos de entregar o carro às 11 da manhã, e uma espera de 4 horas num aeroporto pequeno e quase sem sítios para sentar, lá apanhámos o avião até roma, para mais descbertas.
não fomos a corleone nem vimos mafiosi, com grandes barrigas, chapéu e charuto, sentados em alguma trattoria de toalhas aos quadrados vermelhos e brancos, de onde coordenam todas as operações e mandam numa horde de capangas e afilhados. a imaginação faz-nos procurá-los assim, mas nos dias de hoje devem ser homens com um aspecto normal, sentados em frente a um qualquer portátil de última geração.
não subi ao monte etna. ainda não foi desta que vi um vulcão.
mas comemos canolli e arancini. vimos cidades construídas em encostas. imponentes igrejas, mosteiros, ruínas romanas e gregas. o mar com uma linda cor azul. estufas a perder de vista. praias, portos e bairros de pescadores. bonitas praças e avenidas. o balanço final foi positivo e ficou a vontade de voltar e explorar outras províncias.
postado por wandering_dune às 3:28 da tarde

mais recentes Home mais antigos
já exploraram
a explorar